Abordagem clínica e terapêutica da paralisia facial de Bell: uma revisão de literatura
Resumo
A paralisia facial de Bell (PFB) ou paralisia facial periférica idiopática é uma morbidade neuromotora que envolve o nervo facial, possuindo início súbito e caráter temporário ou definitivo. Sua etiologia não está totalmente esclarecida, mas acredita-se que tenha envolvimento traumático, infeccioso, neoplásico, metabólico, congênito, iatrogênico ou idiopático. A PFB pode ser precedida por hipersensibilidade auditiva e resultar em paralisia completa ou parcial da mímica facial devido à perda da mobilidade da musculatura da hemiface. Pode apresentar distúrbios na salivação, paladar, lacrimejamento, e até mesmo provocar complicações estéticas ou funcionais significantes, de forma temporária ou permanente. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão de literatura acerca da paralisia facial de Bell, abordando aspectos etiológicos e clínicos importantes para o seu diagnóstico, bem como as modalidades terapêuticas que podem ser adotadas, capacitando o cirurgião-dentista e outros profissionais da saúde para que o reconhecimento e a escolha da conduta para essa patologia sejam feitas de forma adequada.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.