Avaliação das condutas de biossegurança em consultórios odontológicos da rede pública e privada
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de adesão às normas de controle de infecção no atendimento odontológico por parte dos cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal atuantes no Centro Especializado de Odontologia e em consultórios particulares da cidade de Porto Velho, RO. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário semi-estruturado contendo 33 questões abertas e fechadas. Demonstrou-se que todos os profissionais do serviço público e privado utilizavam luvas descartáveis, avental e máscaras, mas que nenhum deles trocava de máscara a cada paciente. Quanto à higienização das mãos, mais de 80% utilizavam sabonete líquido, papel toalha e pia exclusiva, mas a higienização entre o atendimento de pacientes não era efetuada por cerca de 20% dos dentistas e 30% das auxiliares. A autoclave foi o método de esterilização mais utilizado (78%). De modo geral, as medidas de biossegurança e controle de infecção, assim como o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) vêm sendo realizados tanto em nível público, quanto privado. Entretanto esta aplicabilidade apresenta algumas lacunas e condutas inadequadas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.