A saúde bucal da mulher no climatério
Resumo
As mulheres apresentam durante o climatério maior freqüência de doenças que interferem na saúde bucal, tais como: osteoporose, depressão e distúrbios alimentares. Um enfoque especial deve ser dado para a redução da concentração dos hormônios ovarianos, principalmente do estrogênio e responsável pela instalação e o acometimento de osteoporose e doenças periodontais, provocando mobilidade e perdas dentárias, possivelmente agravadas, em virtude de alterações periodontais pregressas. O objetivo deste trabalho é destacar a importância da instituição do tratamento odontológico preventivo nas fases mais precoces da vida da população feminina, evitando perda de elementos dentários prematuramente. O stabelecimento de uma correta terapia tem que envolver promoção e manutenção da saúde bucal, particularmente periodontal, por intermédio da conscientização das pacientes. O tratamento realizado pelo cirurgião dentista consiste na orientação sobre cuidados essenciais de higiene bucal, controle do biofilme bacteriano e instrumentação periodontal. Deve-se executar rigoroso controle da placa dental e realizar métodos de higiene oral para controle do biofilme bacteriano supra e subgengival, além da raspagem e do polimento coronariorradicular. Conclui-se que os problemas periodontais apresentados causam edentulismo, constituindo problema de saúde pública, provocando grande impacto e que perdas dentárias antes do climatério caracterizam a falência dos programas preventivos em saúde bucal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.