Aspectos metodológicos de estudos de prevalência de lesões da mucosa bucal: possibilidade de aplicação em levantamentos nacionais
Resumo
Conhecer a prevalência de alterações e lesões do sistema estomatognático numa determinada população é de grande relevância para o planejamento, execução e avaliação de políticas públicas de saúde voltadas para a prevenção e tratamento das mesmas. O objetivo desta revisão da literatura foi analisar os aspectos metodológicos dos estudos de prevalência de lesões da mucosa bucal e propor uma metodologia para aplicação em levantamentos nacionais de saúde bucal. Foram pesquisadas as seguintes bases de dados: SciELO, LILACS e MEDLINE, referentes ao período de 1990 a 2011, com a palavras-chave: “oral mucosal lesions” e “prevalence”. Também foram analisados manuais da OMS, livros-texto e relatórios de órgãos públicos de saúde que tratassem do referido assunto. Foram apontados os principais aspectos relacionados a treinamento e calibração de examinadores, metodologia de exame clínico, critérios diagnósticos e condições/lesões a serem consideradas no levantamento. Foi encontrada variação substancial na metodologia adotada pelos levantamentos epidemiológicos de lesões bucais pesquisados. Experiências brasileiras prévias já demonstraram a plausibilidade da metodologia proposta neste artigo para levantamentos nacionais de alterações de mucosa bucal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.