Avaliação da reação emocional da criança após a anestesia odontológica
Resumo
A proposta do presente trabalho foi avaliar a reação emocional das crianças após o tratamento odontológico com e sem anestesia durante o atendimento na Clínica de Odontopediatria do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté. Foram selecionados aleatoriamente pacientes em atendimento no período de março a junho de 2011. Os pacientes foram entrevistados pela pesquisadora, depois do tratamento, em que por meio de escala de ansiedade odontológica infantil, permitiu que a criança demonstrasse como se sentia, escolhendo entre as figuras pré-estabelecidas. Também foi anotado na ficha o comportamento do paciente durante o atendimento. Para análise das reações emocionais foi aplicado o teste baseado na escala análoga visual que consta de quatro figuras com diferentes expressões faciais (sorrindo, cansado, assustado e chorando), em que a própria criança relatou suas sensações, observando as figuras. Do total de crianças examinadas, as reações emocionais apresentadas pelas crianças que não receberam anestesia foram sorrindo 40%, cansado 3,33%, assustado 0% e chorando 6,66%, sendo que as crianças que receberam anestesia apresentaram as seguintes reações: sorrindo 16,66%, cansado 3,33%, assustado 16,66% e chorando 13,33%. Os resultados permitiram concluir que as crianças avaliadas apresentaram mais reações emocionais negativas quando submetidas à anestesia, com diferença estatisticamente significante em comparação ao grupo sem anestesia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.