Manejo estético da hipoplasia de esmalte em incisivos e caninos permanentes
Resumo
A hipoplasia de esmalte é resultado da formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte dentário, cujos sinais apresentam-se como perda parcial ou total do esmalte associada a alterações de cor e sensibilidade. Quando localizada em dentes anteriores, a hipoplasia pode ter como consequências distúrbios psicológicos e comportamentais, em decorrência das alterações estéticas. Este relato objetiva apresentar um caso sobre o manejo de lesões de hipoplasia de esmalte em dentes permanentes anteriores de uma criança. Foi necessário o desgaste com brocas diamantadas em alguns elementos, devido ao comprometimento estético, e em seguida foram restaurados com resina composta fotopolimerizável. A técnica restauradora direta, como alternativa de tratamento para lesões hipoplásicas, mostrou-se eficiente no restabelecimento da estética e harmonia facial, favorecendo o desenvolvimento social e psicológico da criança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.