Localizadores apicais: revisão de literatura
Resumo
A obtenção do sucesso no tratamento endodôntico depende da precisa determinação do comprimento do canal radicular, sendo considerada a junção cemento-dentina-canal o limite ideal para as intervenções endodônticas. O objetivo deste trabalho foi revisar, mediante literatura específica, a evolução dos localizadores apicais, bem como as vantagens e desvantagens de seu uso no tratamento endodôntico. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica encontrada em artigos científicos na base de dados BVS odontologia e Pubmed, utilizando os descritores: limite apical/apical limit, odontometria/odontometry, constrição apical/apical constriction, localizador apical/eletronic apex locators. Sabe-se que a determinação precisa da constrição apical do canal não é possível pela radiografia devido a variações anatômicas e erros de projeção, sendo esta uma das grandes vantagens dos localizadores apicais. Além disso, a utilização destes equipamentos faz com que o tratamento seja realizado de maneira mais segura, fácil e rápida, reduzindo a exposição do paciente à radiação. No entanto, em alguns casos como dentes com rizogênese incompleta e presença de restaurações metálicas podem levar à interferência no circuito eletrônico, tendo seu uso contraindicado. Além disso, como desvantagens pode-se citar o alto custo do aparelho e o treinamento para utilização com precisão dos resultados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.