Influence of low-concentrated bleaching agents on the human enamel roughness and morphology
Resumo
Este estudo avaliou a rugosidade de superfície do esmalte antes (baseline) e após o clareamento; e investigou a influência de diferentes concentrações de peróxido de carbamida (PC) na morfologia da superfície. Sessenta blocos planos de esmalte, obtidos de terceiros molares humanos, foram distribuídos aleatoriamente em 6 grupos (n = 10) e submetidos a cinco tratamentos clareadores por 14 dias: 1) sem tratamento clareador (NB-controle), 2) 10% PC – Opalescence (O10), 3) 15% PC – Opalescence (O15), 4) 20% PC- Opalescence (O20), 5) 10% PC- Whiteness (W10) e 6) 16% PC – Whiteness (W16). A topografia da superfície foi mensurada por meio de um perfilômetro e a superfície do esmalte foi examinada com o microscópio eletrônico de varredura (MEV) em aumentos de 5.000 e 20.000 vezes. A rugosidade de superfície inicial (baseline) foi semelhante para todos os grupos (P > 0.05). Todos os agentes clareadores promoveram aumento significante da rugosidade de superfície (P < 0.05). Foram observadas alterações na superfície do esmalte após o clareamento. As microscopias em MEV demonstraram que diferentes concentrações de peróxido de carbamida causaram dissolução superficial do esmalte, expondo uma superfície porosa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.