Reabilitação estética e funcional em paciente com erosão dental: relato de caso
Resumo
A erosão é um processo de desgaste da estrutura dental por meio de substâncias químicas, sem envolvimento bacteriano; ocorre no esmalte e, em casos mais graves, pode ocorrer na dentina, geralmente associada ao consumo frequente de bebidas de baixo pH, que desmineralizam a superfície dentária, podendo causar problemas funcionais, estéticos e sensibilidade ao paciente, e é hoje uma condição cada vez mais presente nos indivíduos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é apresentar um caso clínico de uma paciente portadora de lesões nos incisivos centrais superiores associadas a trauma oclusal, bem como situar o tema no contexto atual de desenvolvimento da Odontologia por meio de uma discussão atualizada da literatura. O plano de tratamento incluiu (a) sensibilização da paciente quanto aos aspectos relacionados à doença, sobretudo em relação à frequência e ao modo de ingestão de bebidas ácidas, e aos hábitos de higiene bucal; e (b) adoção do uso de solução aquosa de fluoreto de sódio 0,05% para hipermineralização das estruturas remanescentes. O tratamento restaurador visou reconstituir a estética e restabelecer as guias de desoclusão, através da reanatomização dos incisivos centrais e laterais superiores. Conforme o protocolo apresentado, obteve-se um sucesso estético e funcional que repercutiu na melhora da autoestima da paciente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.