APLICAÇÃO DA METODOLOGIA QFD EM UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA

Autores

  • Paula de Oliveira Lotufo Universidade de Taubaté
  • Álvaro Azevedo Cardoso Universidade de Taubaté
  • Carlos Alberto Chaves Universidade de Taubaté
  • Waldir Aguiar dos Santos Universidade de Taubaté
  • Paulo Rogério Camargo Universidade de Taubaté

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo aplicar a metodologia QFD (Desdobramento da Função Qualidade) em uma empresa do comércio varejista visando maior entendimento dos fatores que podem melhorar as vendas da loja e fazê-la sobreviver perante a concorrência. A técnica QFD é utilizada para identificar as necessidades dos clientes e como atendê-las, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento na empresa. A utilização da técnica QFD nesse trabalho permitiu conhecer as reais necessidades de mudanças na empresa para o aumento de lucro e aumento do número de clientes. Este trabalho trouxe uma contribuição de grande valia para a empresa e para outros setores comerciais, pois atualmente não existe nenhum trabalho de QFD que possa suprir tais necessidades.

Biografia do Autor

Paula de Oliveira Lotufo, Universidade de Taubaté

Departamento de Engenharia Mecânica

Álvaro Azevedo Cardoso, Universidade de Taubaté

Departamento de Engenharia Mecânica

Carlos Alberto Chaves, Universidade de Taubaté

Departamento de Engenharia Mecânica

Waldir Aguiar dos Santos, Universidade de Taubaté

Departamento de Engenharia Mecânica

Paulo Rogério Camargo, Universidade de Taubaté

Departamento de Engenharia Mecânica

Downloads

Edição

Seção

Artigos