CRIATIVIDADE E AUTONOMIA DECISÓRIA EM EQUIPES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Equipes de Alto Desempenho, Ambiente Tecnológico, Criatividade e AutonomiaResumo
Este artigo analisa o uso da autonomia de decisão e criatividade nas equipes de tecnologia da informação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório. A coleta de dados foi baseada em um questionário, hospedado no Google Drive, especialmente desenvolvido e aplicado em três empresas de tecnologia da informação, localizadas na região Metropolitana de São Paulo. O convite para participação foi feito por meio de redes sociais. Os dados obtidos foram tratados quantitativamente. Observou-se que os entrevistados desejam ter maior participação nas decisões e usarem a criatividade. No entanto, afirmam que a empresa não oferece essa oportunidade. Eles acreditam que isso se deva ao fato da liderança considerar que eles não tenham a maturidade e discernimento suficientes para a tomada de decisão. Conclui-se haver, no mínimo, uma contradição entre os requisitos dos processos de contratação e a permissão do uso no trabalho, considerando o perfil de alta especialização desses profissionais.
Referências
BECKER, Maria Alice d’Avila; ROAZZI, Antonio; MADEIRA, Milton J. P; AREND, Isabel; SCHNEIDER, Daniela; WAINBERG, Lina; SOUZA,
Bruno C. Estudo Exploratório da Conceitualização de Criatividade em Estudantes Universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2001,
(3), p. 571-579.
CENDON, Beatriz Valadares; RIBEIRO, Nádia A; CHAVES, Consuelo J.. MOREIRA, Lucília V. Utilização de web surveys para estudos de
uso. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.20, n.3, p. 107-121, set./dez. 2010
FREEMAN, Christopher; SOETE, Luc. A Economia da Inovação Industrial. Trad. André Luis Sica de Campos e Janaima Oliveira Pamplona
da Costa. Campinas: Unicamp, 2008.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre a modernidade, São Paulo: Ed. Loyola, 1992.
HITT, M. A.; HOSKISSON, R. E.; IRELAND, R. D. Administração Estratégica Competitividade e Globalização. 2 ed. São Paulo: Cengage
Learning, 2008.
HUXHAM, Chris; VANGEN, Siv. Managing To Collaborate: The Theory And Practice Of Collaborative Advantage. USA: Routledge, 2005.
ISBN 0415339197
KOVÁCS, Ilona. Novas formas de organização do trabalho e autonomia no trabalho. SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, n.º 52,
, pp. 41-65. Disponível em http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/spp/n52/n52a03.pdf. Acesso em 17/01/2014.
MORAIS, João Francisco Regis de. Ciência e perspectivas antropológicas de hoje. In: Construindo o saber: metodologia científica,
fundamentos e técnicas. Maria Cecília M. de Carvalho (Org.). 13ª ed. Campinas: Papirus, 1989. p. 87-96.
MORGAN, Robert M.; HUNT, Shelby D. The trust commitment-trust Theory of Relationship Marketing. Journal of Marketing, July,
P. 20-38
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MUSSAK, Eugênio. Metacompetência: uma nova visão do trabalho e da realização pessoal.São Paulo: Editora Gente, 2003.
NONAKA, Ikijiro; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação.
Rio de Janeiro: Campus, 1997. 358 p.
PEREZ, Carlota. Technological Revolutions and techno-economic paradigm. Technology Governance. TOT/TUC Working Paper No.
Norway. 2009. Disponível em: http://hum.ttu.ee/wp/paper20.pdf. Acesso Sept, 2011.
SAMPIERI, Roberto Hernandes; COLLADO, Carlos H; LUCIO, Pilar B. Metodologia de Pesquisa. Trad. Fatima Conceição Murad, Melissa
Kassner, Sheila Clara Dystyler Ladeira. 3ª ed. São Paulo, Mc Graw Hill, 2006.
SANTOS, Hélio Tadeu M. Os sentidos do trabalho informacional corporativo: uma investigação sobre o impacto do conhecimento no
trabalho contemporâneo. Tese de Doutorado. Programa de Doutorado em Administração da Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2007.
SANTOS, Isabel Cristina, RODRIGUES, Fernanda de Sales S. Tempo, espaço e as organizações. Revista Brasileira de Gestão e
Desenvolvimento Regional. G&DR • v. 3, n. 2, p. 107-123, mai-ago/2007.
SANTOS, Milton. A aceleração contemporânea: tempo-mundo e espaço-mundo. In: Desafios da globalização. Ladislaw Dowbor,
Octávio Ianni, Paulo-Edgar A. (Org.). Resende. Petrópolis: Vozes, 1999.
SENGE, Peter. A Quinta Disciplina: Arte, Teoria e Prática da Organização da Aprendizagem. 7.ed. São Paulo: Best Seller, 2000.
THOMPSON JR, Arthur A; STRICKLAND III, A. J; GAMBLE, John E. Administração estratégica. 15ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.