KANBAN COMO MÉTODO DE PLANEJAMENTO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

KANBAN AS A PLANNING METHOD AND PRODUCTIVITY INCREASE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n2.a3720

Palavras-chave:

Setup, kanban, Produtividade.

Resumo

Projetos baseados em estudos de setup visando ganho de produtividade tem a característica de que cada analise deve ser trabalhada afim de minimizar tempos específicos na realização do mesmo. Contudo alguns trabalhos não conseguem atingir a nível de           melhorias nos tempos específicos da realização do setup, nestes casos os estudos para aumento da produtividade devem ser abordados acerca do planejamento de produção, armazenamento de materiais e fluxo de informações, afim de otimizar ao máximo todos      os fatores correlatos ao processo produtivo. O trabalho a seguir esta pautado nestas premissas afim de encontrar a melhor solução para a      produtividade de um maquinário, respeitando causas comuns ao processo que não poderão de imediato ser alterados, baseados nesta    verdade o grupo procurou encontrar saídas nas áreas de suporte ao processo produtivo.

Biografia do Autor

ALEXANDRE DE SOUSA, UNITAU

Olá como vai?

Sou Alexandre Sousa, Engenheiro de Produção, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Tecnólogo em Gestão Industrial, Especialista em Gestão de Negócios e Mestre em Engenharia Mecânica, na área de concentração da Gestão da Produção, com aplicação de métodos quantitativos, visando otimização de produtos e processos na produção. Atuante a 20 anos na área de operações em empresas de pequeno, médio e grande porte nacionais e transnacionais, também palestrante e professor.

Gestor de pessoas visando a liderança servidora, trilhando-as rumo aos objetivos da empresa que atua. Experiência de nove anos como gestor de pessoas, alcançando resultados promissores com técnicas de planejamento programação e controle da produção, Gestão da Qualidade somado a gestão de pessoas, sempre em busca da melhoria e padronização de processos, com apoio de ferramentas apropriadas.

ARCIONE VIAGI, UNITAU

Possui pós-doutorado em Gestão da Produção (Programa de pesquisa pós-doutoral no exterior - CAPES) realizado na Universidade de Padova, Itália (2015/2016), doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011), mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2000) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1985). Cursou também pós-graduação Lato Sensu em Administração da Produção e Operações Industriais na FGV (1989) e Administração Financeira na UNITAU / INPG (1986). É professor Assistente III na Universidade de Taubaté onde exerceu também as funções administrativas no Conselho Universitário (Consuni - 2002 a 2006), Conselho de Departamento (Condep - 1997 a 1998), Assessor da Vice-Reitoria (2002 a 2006) e Assessor das Pró-Reitorias de Finanças e de Graduação (2010 a 2014). É professor convidado nos cursos de pós-graduação da Faculdade Trevisan, UFF, INPG, UNIVAP, FAD, IEL e IPG. Ministra aulas de Administração da Produção, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística Industrial, Manufatura Enxuta, Marketing Industrial, Desenvolvimento de Produtos e Mercados, Planejamento Estratégico, Planejamento Mercadológico, Engenharia Econômica e Tomada de Decisão sob Incerteza

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Pessoal. 04 ed. São Paulo: Editora Manole; 2010.

DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. Pearson Brasil, 2004.

GITMAN,L. J.; JOEHNK. M. D. Princípios de Investimentos: 8° Edição, São Paulo: Person, 2005.

LOBO, Renato N.Gestão da Produção. 01 ed. São Paulo: Editora Érica; 2010.

MARTINS, P.G; LAUGENI, F.P . Administração da Produção: 2 ed. São Paulo: Saraiva ,2005. 511p.

MOURA, R. A. Kanban A simplicidade do controle da Produção: 1° Edição, São Paulo: IMAM, 1989.

OLIVEIRA, D. T. Ferramentas para o Aprimoramento da Qualidade: 2° Edição, São Paulo: Pioneira, 1996.

PARANHOS, M. F. Gestão da Produção Industrial: 1° Edição, Paraná: Intersaberes, 2012.

SOUSA, A. A; VIAGI, A. F. Plano mestre para definição e nivelamento da demanda fábril. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 7, p. 82- 100, 2019. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v7i11.65595

Downloads

Publicado

2024-10-18

Edição

Seção

Artigos