Aprendizagem com projeto integrado no desenvolvimento de um simulador de voo em mockup de cabine de helicóptero
Artigo inédito oriundo de Trabalho da Graduação que foi revisado por pares e aprovado para apresentação oral no Seminário da Feira de Soluções da Fatec de São José dos Campos em 17/junho/2025.
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n1.a3989Palavras-chave:
API, Manutenção de aeronaves, Mockup de helicóptero, Simulador de vooResumo
A formação de um profissional da área de gestão de manutenção de aeronaves precisa usar da tecnologia para conectar o mundos físico e analógico com o mundo virtual e digital. Por meio da aprendizagem com projetos integrados (API), os discentes e futuros profissionais da manutenção de aeronaves são desaffoi validaiados a resolver problemas reais, propondo soluções técnica e economicamente viáveis tornando-se os principais protagonistas de seu aprendizado em atividades realizadas nos laboratórios e oficinas. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e validar um simulador de voo acadêmico ajustado ao mockup de um helicóptero visando que os discentes experimentem aprender em um ambiente imersivo contribuindo assim na formação dos profissionais de manutenção das aeronaves. A metodologia adotada contou pesquisa em base dados e plataformas de publicações e normas técnicas, reforço da estrutura do mockup do helicóptero para receber publico infantil, integração de software de simulação de voo de código aberto e suporte para integração com hardware externo com comandos de voo. Como resultado preliminares, o mockup e simulador foi validado em um evento acadêmico público com foco na formação infantil, cujo feedback foi positivo. Conclui-se que simuladores de voo são ferramentas essenciais na formação acadêmica e embora proporcionem um ambiente seguro para a prática de manobras e a familiarização da aeronaves há oportunidades, como a falta de sistemas de comunicação que podem ser sanadas em trabalhos futuros.
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