Aprendizagem com projeto integrado no desenvolvimento de um simulador de voo em mockup de cabine de helicóptero

Artigo inédito oriundo de Trabalho da Graduação que foi revisado por pares e aprovado para apresentação oral no Seminário da Feira de Soluções da Fatec de São José dos Campos em 17/junho/2025.

Autores

  • Vinícius de Freitas Moreira FATEC SJC
  • Renan Novaes Xavier FATEC SJC
  • Willian Henrique Santos Rocha FATEC SJC
  • Santiago Martin Lugones FATEC SJC
  • Luiz Alberto Nolasco Fonseca FATEC SJC

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n1.a3989

Palavras-chave:

API, Manutenção de aeronaves, Mockup de helicóptero, Simulador de voo

Resumo

A formação de um profissional da área de gestão de manutenção de aeronaves precisa usar da tecnologia para conectar o mundos físico e analógico com o mundo virtual e digital. Por meio da aprendizagem com projetos integrados (API), os discentes e futuros profissionais da manutenção de aeronaves são desaffoi validaiados a resolver problemas reais, propondo soluções técnica e economicamente viáveis tornando-se os principais protagonistas de seu aprendizado em atividades realizadas nos laboratórios e oficinas. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e validar um simulador de voo acadêmico ajustado ao mockup de um helicóptero visando que os discentes experimentem aprender em um ambiente imersivo contribuindo assim na formação dos profissionais de manutenção das aeronaves. A metodologia adotada contou pesquisa em base dados e plataformas de publicações e normas técnicas, reforço da estrutura do mockup do helicóptero para receber publico infantil, integração de software de simulação de voo de código aberto e suporte para integração com hardware externo com comandos de voo. Como resultado preliminares, o mockup e simulador foi validado em um evento acadêmico público com foco na formação infantil, cujo feedback foi positivo. Conclui-se que simuladores de voo são ferramentas essenciais na formação acadêmica e embora proporcionem um ambiente seguro para a prática de manobras e a familiarização da aeronaves há oportunidades, como a falta de sistemas de comunicação que podem ser sanadas em trabalhos futuros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinícius de Freitas Moreira, FATEC SJC

Discente do curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos

Renan Novaes Xavier, FATEC SJC

Discente do curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos

Willian Henrique Santos Rocha, FATEC SJC

Discente do curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos

Santiago Martin Lugones, FATEC SJC

Docente do curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos

Luiz Alberto Nolasco Fonseca, FATEC SJC

Docente do curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos

Referências

ANAC. IS 141-002A: Manual do curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica. 2018b. Disponível em https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2018/10/anexo-vi-is-no-141-002-revisao-b. Acesso em: 28 ago. 2023

ANTÔNIO M. R., REGINA, O. M., GOUSSAIN, B. G. C. S., SILVA, M. B. (2024). Neuroergonomics approach in the workplace aiming to standardize movements and increase workers’ sense of well-being. 24(10), 472–482. https://doi.org/10.53660/CLM-3313-24H27

BENEVIDES, M. P.; XAVIER, K. R. S. L.; et al. (2024) Sign Talk Assistive Technology: real-time recognition of the libras typical alphabet using artificial intelligence. RGSA, v. 18, n. 12, p. e010610, 2024. DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n12-214

BRANDÃO, Z. A dialética macro/micro na sociologia da educação. In: Caderno De Pesquisa, São Paulo, SP, n. 113, p. 153-165, 2001.

CARDOSO, R. A. A. N. Aplicação de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da educação profissional técnica. Ensino em Foco, v. 2, n. 4, p. 137-147, 2019.

COELHO, M. H.; SARTOR, M.; MANENTE, M. T.; FRIGO, L. B. e POZZEBON, E. Tecnologia, Inovação e Educação: Caminhando Juntas para o Desenvolvimento de Smart Cities. In: REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – UFRGS. v.15, n. 2, 2017.

COSTA, J. C. L.; SANTOS, D. F. A.; OLIVEIRA, M. R. de; MOURA, R. A. 2025. Aprendizagem com solução de problemas reais para aprimoramento discente na injunção socioprofissional. Contribuciones Las Ciencias Sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15288, 2025. DOI: 10.55905/revconv.18n.2-100.

ELER, E.; TAVARES, O. Assistentes de Aprendizagem em Simuladores de Voo. In: Brazilian symposiym on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação – SBIE). 2017. p. 917.

FONTES, R. S. e FAY, C. M. Formação por competência: discutindo a formação de pilotos no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 46, p. 1148-1170, 2016.

LAW, A. M.; KELTON, W. D. Simulation modeling and analysis. 2ª.ed. Singapore: Mc-Graw Hill International Editions, 1991.

LAWN, P. The Enhancement of a Flight Simulator System with Teaching and Research Applications. 1998. Master’s Dissertation, The Department of Mechanical Engineering, Concordia University, Montreal, Quebec, Canada.

MOURA, J. L.; MOURA, R. A. (2019). Interação humano-máquina no sistema produtivo da indústria 4.0 visando aumentar a produtividade e reduzir lesões por esforços repetitivos. Fatec de São José dos Campos/SP. DOI: https://doi.org/10.37619/issn2447-5378.v1i6.213.217-227

MOURA, R., MARQUES, D., COSTA, J., & SILVA, M. (2021). A urbanidade da higiene ocupacional na era digital e o negacionismo social da antecipação e prevenção. 2021. Sodebras 16(184), 29-33. ISSN 1809-3957. DOI: https://doi.org/10.29367/issn.1809-3957.16.2021.184.29

MOURA, R. A. DE, SANTOS, D. F. A., GOUSSAIN, B. G. S., OLIVEIRA, M. R. DE, & SILVA, M. B. (2024). Design of Experiments (Doe) for non-specialists in statistics in the food industry: trials with popcorn. RGSA, 18(10). https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n10-229

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SILVA, E. A.; CAMARGO, A. A.; SILVA, M. B.; MOURA, R. A. (2024). Neuroergonomía y Tecnologías inmersivas para lograr un envejecimiento saludable sin dolor y además sin ortesis. Revista Exatas. V.30. UNITAU. DOI: https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n2.a3916

SOUSA, V. J. DE RICHETTO, M. R. S., MOURA , R. A. DE, OLIVEIRA , M. R. DE, & SILVA, M. B. (2024). Analysis of management practices in a non-governamental organization. Revista De Gestão Social E Ambiental, 18(11), e09646. https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n11-045

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2025-07-21

Edição

Seção

Artigos de Congressos