PROPOSTA DE ESTRUTURA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Abstract
A estrutura de auto-avaliação institucional proposta neste trabalho foi construída a partir do pressuposto que a avaliação é um empreendimento institucional na promoção do autoconhecimento e na tomada decisão com vistas ao aperfeiçoamento. O princípio deste tipo de avaliação está em aplicar as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior de forma útil, eficiente e eficaz na implantação, implementação e acompanhamento de cursos superiores, e dessa forma atender às especificidades da gestão da Instituição e dos Projetos Pedagógicos de seus cursos à luz da regulação. Para isso esta estrutura conta com várias metodologias e instrumentos de avaliação nos âmbitos da Instituição, dos seus cursos e do ensino praticado. A expectativa da proposta é atender ao controle da qualidade da educação segundo a regulação, e também às demandas e orientações do mercado de trabalho. Finalmente, este trabalho apresenta uma proposta de estrutura de avaliação que é uma ferramenta adicional de gestão, que proporciona com segurança a identificação de fragilidades, as quais podem ser indicações fundamentais para a definição de ações institucionais, que garantam um ensino de qualidade de acordo com os indicadores da regulação, com as expectativas da comunidade acadêmica e com o mercado de trabalho.Downloads
Issue
Section
Articles