QFD COMO ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA NO RAMO ALIMENTÍCIO
Abstract
O Objetivo deste trabalho é utilizar a metodologia QFD – Desdobramento da Função Qualidade para identificar nos consumidores a qualidade desejada e esperada dos produtos e serviços de um comércio a varejo e após esse levantamento aumentar a produtividade na fabricação do pão francês. Os resultados serão obtidos através do VoC (Voice of Customer) que consiste no levantamento de dados realizando uma entrevista e posteriormente um questionário fechado, traduzindo as necessidades reais do consumidor em exigências de produtos e serviços. Com a aplicação do QFD na empresa foi possível identificar o público alvo bem como suas exigências, sendo necessário realizar um planejamento para colocar em práticas as oportunidades levantadas. Diante destas melhorias implantadas a empresa teve resultados positivos tanto no desenvolvimento do produto quanto melhoria no processo produtivo e pessoas, apresentando para a empresa um crescimento de 7,7 % em suas vendas. O QFD mostrou-se uma excelente ferramenta para auxílio na gestão da qualidade da empresa, porque foi possível identificar quais eram a principais exigências e necessidades, permitindo assim trabalhar com informações mais assertivas, eliminando-se suposições