ANÁLISE DA USINAGEM DA LIGA BRONZE DE ALUMÍNIO SOLDADA PELOS PROCESSOS GTAW E FRW
Keywords:
Soldagem por fricção, GTAW, FRW, Torneamento, Bronze de alumínioAbstract
A procura por soldagem que não apresente tanto problema na zona termicamente afetada (ZTA) é propósito de qualquer processo de soldagem, e a soldagem por fricção apresenta um caminho para diminuir esses efeitos. A sobra ou “aba” da soldagem por fricção é um produto deste processo, isto não apresenta a forma adequada e estética das peças soldadas. Este trabalho apresenta a soldagem de uma liga de bronze de alumínio por fricção e GTAW, além do estudo dos cavacos deste processo. Foi observada ausência da ZTA no processo por fricção (FRW), descontinuidades no processo GTAW. Foram feitas análises nos cavacos dos dois processos, e foi observado mudanças na morfologia dos cavacos. Esses componentes podem mudar conforme a dureza dos materiais envolvidos no processo de usinagem e assim foi possível fazer uma relação com os dois processos perante os conceitos da usinagem dos materiais.
References
Aluminium Bronze Alloys Corrosion Resistance Guide, Copper Development Association, Publication N0 80, JUL, p. 30, 1981.
Welding, Brazing and Soldering, ASM Handbook, v. 6, 2873 p., 1990.
DINIZ, A. E.; MARCONDES, F. C.; COPPINI, N. L. Tecnologia da Usinagem dos Metais, Editora artliber, são paulo, 2000.
HASAN, F.; JAHANAFROOZ, A.; LORIMER, G. W.; RIDLEY N. Mettalurgical Transactions A., v. 13a, p. 1337- August 1982.
COOK, M.; FENTIMAN, W. P.; DAVIS, E. J. Inst. M 80 Metals, vol. 80; pp. 419-429, 1952.
PHELAN, D.; DIPPENAAR, R. Widmanstatten ferrite plate formation in low-carbon steels, Metallurgical and Materials Transactions A - Physical Metallurgy and Materials Science, 35 (12);3701-3706, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.