Repetibilidade teste-a-teste dos resultados de uma configuração subsônica de uma aeronave de alto desempenho no complexo de túneis de vento do instituto de aeronáutica e espaço
Abstract
Os resultados de testes do túnel de vento do complexo de túneis do Instituto de Aeronáutica e Espaço de um modelo de alta tecnologia, nas configurações de cruzeiro, decolagem e aterragem, foram analisados para avaliar a confiabilidade e repetibilidade dos diversos parâmetros aerodinâmicos. O ensaio é a base para medição do desempenho da modernização do LEA (Laboratório de Ensaios Aeronáuticos), conforme objetivo do projeto: PICTA/Túnel de Vento, Código: FAPESP 00/13769-0, sob o título: “Estudo de Viabilidade de Projeto Inovação Tecnológica de Desenvolvimento de Tecnologia de Ensaios Aerodinâmicos Bi e Tridimensionais para Projeto de Aeronaves de Alto Desempenho.” Foram utilizados dados do túnel original, durante a modernização e a após a implantação da modernização. Os procedimentos apropriados foram utilizados de modo a eliminar os erros sistemáticos. A confiabilidade e a repetibilidade foram obtidas com a avaliação dos erros de precisão comparadas de medidas feitas em configuração comum, com o que determina se a repetibilidade de curto prazo. Palavras Chave: incerteza, intra laboratorial, proficiência.Downloads
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Chisaki, M., & Miranda, G. W. A. (2009). Repetibilidade teste-a-teste dos resultados de uma configuração subsônica de uma aeronave de alto desempenho no complexo de túneis de vento do instituto de aeronáutica e espaço. Journal of Exact Sciences, 15(2). Retrieved from https://periodicos.unitau.br/exatas/article/view/865
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