IDENTIFICAÇÃO AUTOMÁTICA E CAPTURA DE DADOS APLICADO EM UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE MANUFATURA

Autores/as

  • Edicley Vander Machado IFSP
  • Francisco José Grandinetti UNESP
  • Marcelo Sampaio Martins UNESP
  • Luiz Eduardo Nicolini do Patrocínio Nunes UNITAU

Palabras clave:

identificação automática, captura de dados, automação da manufatura, identificação por rádio freqüência, código de barras 2Ds

Resumen

Este trabalho realiza uma análise conceitual e prática a respeito dos métodos de identificação automática e captura de dados, aplicando os conceitos num sistema didático utilizado como estudo de caso. A revisão bibliográfica contempla conceitos de manufatura flexível e sua evolução ao longo da história, além de um estudo mais aprofundado nos conceitos de identificação automática, como os códigos de barras; códigos 2D e os sistemas por rádio freqüência. O estudo de caso é realizado num sistema didático, desenvolvido para este fim, composto por um sistema automático de manufatura didático integrada por controlador lógico programável, que simular a montagem de peças previamente definidas, de forma aleatória e autônoma com auxílio dos dispositivos de identificação automática e captura de dados, que identificam, selecionam e, realizam a rastreabilidade das peças ao longo do processo de fabricação, trocando informações com o sistema de gerenciamento da célula. Um projeto que possibilita identificar claramente as diferenças entres os diferentes métodos de identificação automática e captura de dados, além das vantagens de se implantar essa tecnologia.

Citas

Cristóvão, L., 2008, “Identificadores para Indústria Farmacêutica”, Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) – Departamento de Dispositivos de Redes e Sistemas Logísticos, Instituto técnico de Lisboa, Lisboa.

Finkenzeller, K., 2003, “RFID Handbook: Fundamentals and Applications in Contactless Smart Cards and Identification”, UK, Wiley, 427p.

Hill, J. M., 2009, “Automatic identification and data collection: scanning into the future”, Disponível em: http://hill.ASCET.com, Acesso em: 01 jul. 2009.

High Tech Aid. Automatic Identification and Data Capture Techniques - An overview Disponível em: http://www.hightechaid.com/tech/aidc_intro.htm, Acesso em set. 2009.

Hunt, V., Daniel, P. A. Puglia, M., 2007, “RFID: A guide to radio frequency identification”, Wiley, US, 214p. Igorle, 2009, “Controle de Qualidade PARA Códigos Matriciales (1D, 2D)”, Disponível em www.igorle.com/eu/igorle_subcategoria_producto.asp?idtec=2&idca t=22, Acesso em set. 2009.

Keyence, 2006, “ID Code handbook: bar code reader technical guide”, Volume 2, Japan, 45p.

Keyence, 2006, “ID Code handbook: 2-D code basic guide”, Volume 3, Japan, 25p.

Soares, R. C., 2009, “Código de barras”, Disponível em: < www.dca.fee.unicamp.br/~rsoa res/codigos4.ppt>, Acesso em set. 2009.

Vicentini, C. F. et al., 2007, “Emprego de código de barras bidimensionais para conferencia de autenticidade de certificados digitais”, Santa Maria, 10 f. Artigo (Ciências da Computação) – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM-RS

Publicado

2023-08-09

Número

Sección

Artigos