ANÁLISE PARA IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA´S) DA REDE DE SAÚDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n1.a3841Palabras clave:
saúde pública, metodologia lean, nível de serviço, redução de custosResumen
Diante dos problemas de saúde pública no país, a busca por melhorias no processo de atendimento pode ser decisiva para um melhor nível de serviço no atendimento à população. O presente artigo tem como objetivo apresentar a metodologia lean e a aplicação de algumas de suas ferramentas no sistema de saúde pública. Foi realizado um estudo de caso em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Pesquisou-se o uso dessa filosofia lean e como ela pode trazer soluções logísticas para redução de custos e aumento no nível de serviço. A pesquisa foi de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos e fundamentados na pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. No estudo de caso, foi realizado o mapeamento das atividades do paciente do início ao fim do atendimento hospitalar. Foram aplicadas as ferramentas da metodologia ao caso avaliado. Os resultados, após serem analisados, apontam para um ganho de valor com a implantação Da metodologia lean, confirmando estudos anteriores. Pode-se, portanto concluir que, apesar da metodologia lean ter sido criada para processos produtivos, sua expansão para outros segmentos, como o de saúde, pode gerar eliminação de desperdícios e consequente redução de custos.
Citas
ARAÚJO, C. A. S.. Fatores a serem gerenciados para o alcance da qualidade para os clientes internos: um estudo em um conjunto de hospitais brasileiros. 2005. Tese (Doutorado). UFRJ/COPPEAD, Rio de Janeiro 2005.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento, logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman 2006.
BITTENCOURT R.J; HORTALE V.A. Intervenções para solucionar a superlotação nos serviços de emergência hospitalar: uma revisão sistemática. Cadernos de Saúde Pública. 2009; 25(7): 1439-54.
GONÇALVES, R. A. Lean Manufacturing. Otimização de um Sistema Produtivo. Dissertação (Mestrado em engenharia e Gestão Industrial) – Universidade de Aveiro – Portugal, Aveiro, 2010. 63 f. Disponível em http//ria.ua.pt/handle/10773/5123. Acesso em: 20/03/2014.
GREEF, A. C.; FREITAS, M. C. D.; ROMANEL, F. B. Lean office: operação gerenciamento e tecnologias. São Paulo: Atlas, 2012.
HOMINISS LEAN LEARNING & LEAN CONSULTING b. Documento interno elaborado a partir do diagnostico da situação atual de um hospital localizado no interior do estado de São Paulo, São Carlos, 2011.
LEAN ENTERPRISE INSTITUTE.
SANTOS, R. F. Proposta de um modelo de gestão integrada da cadeia de suprimentos: aplicação no segmento de eletrodomésticos. 2010. 202 f. Tese (Doutorado em Ciência no Curso de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Área de Produção), ITA- Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2010.
SGARBI, G. & CARDOSO, A.A. Lean Seis Sigma na Logística – Aplicação na Gestão de Estoques em uma Empresa de Auto-peças. In VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011 Anais Resende – Rio de Janeiro, 2011. 13 f.
SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da engenharia de produção. Porto Alegra, Bookman, 1996.
SIQUEIRA, J. O sistema de custos como instrumento de apoio ao processo decisório: Um estudo multicaso em indústrias do setor metal-mecânico da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2005. Florianópolis. IX Congresso Internacional de Custos. ABC. 16 págs.
SOUZA, L. B.. Trends and approaches in lean healthcare. Leadership in Health Service, v. 22, n. 2, pp. 121-139, 2008.
WOMACK, J. P et al.; Going lean in health care. Innovation series, Cambridge, MA: Institute for Healthcare Improvement 2005.
WOMACK, J. P. Going lean in healthcare. Innovation series 2005, Institute for Healthcare Improvement 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.