ANÁLISE PARA IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA´S) DA REDE DE SAÚDE PÚBLICA

Autores/as

  • Laurry Navarra Dias FATEC -SJC
  • Guilherme Nogueira Oliveira FATEC -SJC
  • Reinaldo Fagundes dos Santos FATEC -SJC
  • Luiz Antonio Tozi FATEC -SJC

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n1.a3841

Palabras clave:

saúde pública, metodologia lean, nível de serviço, redução de custos

Resumen

Diante dos problemas de saúde pública no país, a busca por melhorias no processo de atendimento pode ser decisiva para um melhor nível de serviço no atendimento à população. O presente artigo tem como objetivo apresentar a metodologia lean e a aplicação de algumas de suas ferramentas no sistema de saúde pública. Foi realizado um estudo de caso em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Pesquisou-se o uso dessa filosofia lean e como ela pode trazer soluções logísticas para redução de custos e aumento no nível de serviço. A pesquisa foi de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos e fundamentados na pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. No estudo de caso, foi realizado o mapeamento das atividades do paciente do início ao fim do atendimento hospitalar. Foram aplicadas as ferramentas da metodologia ao caso avaliado. Os resultados, após serem analisados, apontam para um ganho de valor com a implantação Da metodologia lean, confirmando estudos anteriores. Pode-se, portanto concluir que, apesar da metodologia lean ter sido criada para processos produtivos, sua expansão para outros segmentos, como o de saúde, pode gerar eliminação de desperdícios e consequente redução de custos.

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Publicado

2024-06-06

Número

Sección

Congressos - Fast track