PROPOSTA DE ARQUITETURA PARA REALIZAR TESTES OPERACIONAIS EM MÓDULOS FOTOVOLTAICOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n1.a3859

Palabras clave:

Automação, Módulos fotovoltaicos, Testes operacionais

Resumen

A implantação de um sistema para gerar eletricidade por meio de módulos fotovoltaicos envolve, basicamente, as fases de desenvolvimento de projeto e a instalação em campo (Imhoff, 2007; Seguel, 2009). Durante a fase de instalação em campo, esses módulos podem ser submetidos aos diversos tipos de situações com potencial de causar desconformidades, sendo as principais relacionadas com a vibração devido ao transporte, a solicitação estrutural e os impactos de elementos estranhos durante a fase fixação mecânica em campo. Para minimizar as consequências causadas por essas situações é necessário realizar retrabalhos, os quais comprometem custos, tempo e satisfação de clientes. Nesse contexto, este trabalho envolve a elaboração de arquitetura para um sistema realizar automaticamente os testes operacionais em módulos fotovoltaicos em fase anterior à instalação em campo, a fim de evitar operação degradada desses módulos e, assim, minimizar a execução de retrabalhos.

Citas

Bizarria, F. C. P. & Bizarria, J. W. P. Arquitetura física e lógica para sistema realizar testes operacionais em módulos fotovoltaicos, 2019. Arquivo do padrão Microsoft Word Compatível com as versões 97-2003, 2019. Acesso em: 23 set. 2019.

Elipse Software. Elipse Scada, HMI/SCADA Software – Manual do usuário. Disponível em:

<https://www.elipse.com.br/downloads/?cat=69&key=&language=ptbr>, 2010. Acesso em: 16 set. 2020.

Imhoff, J. Desenvolvimento de conversores estáticos para sistemas fotovoltaicos anônimos. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2007.

Seguel, J. I. L. Projeto de um sistema fotovoltaico autônomo de suprimento de energia usando técnica MPPT e controle digital. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 2009.

Publicado

2024-07-29

Número

Sección

Relato técnico