(RELTEC) PROPOSTA DE ARQUITETURA ECOEFICIENTE AUTOMATIZADA EM TORRE DE RESFRIAMENTO DE CICLO RANKINE Á CARVÃO
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n2.a3869Palabras clave:
Automação, Energia Termoelétrica, Ciclo Rankine, Energia ElétricaResumen
Este trabalho tem como objetivo, mostrar uma metodologia que possibilite o incremento no rendimento térmico de uma central termoelétrica a carvão mineral, reduzindo a pressão na seção de descarga da turbina, e aumentando a pressão no fornecimento de calor na caldeira. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, mediante estudo de caso, realizada em uma das maiores geradoras de energia elétrica no Brasil, Energia Pecém/EDP que gera 720 mW em ciclo térmico Rankine, por meio de duas turbinas a vapor com a capacidade de geração de 365 mW cada. Foi projetado um sistema de controle automatizado para as torres de resfriamento da água do condensador da turbina a vapor, possibilitando o controle também no modo automático, sendo possível ligar e desligar os ventiladores com a variação de velocidade das pás através de inversores de frequência referenciado pela temperatura da água de recirculação. Foi implementado o projeto em um dos ventiladores da torre de resfriamento e levantados os resultados, onde pode-se concluir que houve grandes reduções de custos, tais como no consumo interno de energia elétrica, água e emissão do CO2 para a atmosfera.
Citas
ONS. O que é o SIN. Site NOS. Disponível em: https://www.ons.org.br/paginas/sobre-o-sin/o-que-e-o-sin Acesso em: 31/08/2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcelo de Oliveira e Souza, Luis Fernando de Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.