DEVELOPMENT OF AN ALGORITHM TO AUTOMATE FAULT ANALYSIS IN THE AUTOMOTIVE INDUSTRY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4040

Palabras clave:

Linha de produção, Automação, Análise de falha, Algoritmo

Resumen

Industry tries to control all the variables involved in its processes in order to prevent its most varied products from deviating from the conformity normally recommended by the quality teams. When a defect occurs in a given product, time, manpower and, above all, money are often wasted, because a production line that stops is much more expensive than one that runs without defects. The aim of this research is to develop an algorithm capable of automating the analysis of electrical faults in a vehicle. To this end, the results of a survey of the faults repaired by the electrical systems analysis team on a production line in a premium car factory in the interior of the state of Rio de Janeiro over a three-month period were taken into account, and the four most recurrent faults with the greatest impact on the factory's quality indicators were selected from a list of the "top ten". Once the unanalysed defects had been identified, an algorithm was developed to analyse each of them in detail with their respective outputs. Automating this analysis saves time because instead of searching for possible causes, as technicians do, this algorithm guides the user directly to the most likely cause. At the end of this application, the result is a saving of time in these analyses, which can last from hours to days and have an impact not only on quality indicators, but also on efficiency and the delivery of vehicles to customers.

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Biografía del autor/a

Iuri Caetano Frederico, Universidade de Taubaté

Mestrando em Engenharia Mecânica na área de Automação e Sistemas Dinâmicos. Especialização em Mecatrônica e Graduação em Engenharia Elétrica/ Eletrônica pela Faculdade de Engenharia de Resende (FER) . Engenheiro de produto e professor titular no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)..Engenheiro com experiência no desenvolvimento de software e hardware para módulos eletrônicos e aquisição de sisnais de controle. Experiência no desenvolvimento de sistemas de Infoentretenimento e módulo de controle de carroceria. Experiência em validação e testes. Participação em diversos projetos de novos veículos e motores. Longa experiência em docência. Ensino Técnico e profissional em escolas do SENAI e colégios técnicos.Experiência em docência do ensino superior.

Luis Fernando de Almeida, Universidade de Taubaté

Áreas de Atuação:

Inteligência artificial; Tecnologia da Informação

Francisco José Grandinetti, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1998) em Mecatrônica e Dinâmica de Sistemas. Professor Assistente Doutor no Departamento de Mecânica (DME) da Faculdade de Engenharia e Ciências- Câmpus de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista UNESP, e Ex-professor da Universidade de Taubaté-UNITAU (atuei como pró-reitor de Adminsitração, Pró-reitor de Economia e Finanças e Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação). Tem experiência em Engenharia Mecânica, nas áreas de Mecatrônica, Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: robótica, automação e controle industrial, pneumática, vibrações mecânicas, e desenvolvimento de protótipos de sistemas eletromecânicos. Pesquisador bolsista do CNPq na modalidade Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora entre 2006-2015, 2018-2021, 2021-2023 e 2023-2026. Atualmente, chefe do Departamento de Mecânica da FEG-UNESP

Alvaro Manoel Souza Soares, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (1983), Mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1986) e Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo se aposentado como professor assistente doutor da Universidade de Taubaté, em junho de 2021. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecatrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento de Imagens, Robótica, Modelagem e Identificação de Parâmetros, Automação e Controle e Resistência dos Materiais.

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Publicado

2025-10-17

Cómo citar

Frederico, I. C., de Almeida, L. F., Grandinetti, F. J., & Soares, A. M. S. (2025). DEVELOPMENT OF AN ALGORITHM TO AUTOMATE FAULT ANALYSIS IN THE AUTOMOTIVE INDUSTRY. Revista Ciencias Exactas, 31(2). https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4040

Número

Sección

Artigos