Aplicação do qfd na área de vendas de uma padaria

Autores/as

  • Tiago Fonseca Nascimento
  • Carlos Alberto Chaves
  • Álvaro Azevedo Cardoso
  • Eliezer Elias Liphaus

Resumen

O trabalho tem como objetivo ouvir a voz do cliente na área de vendas de uma padaria. Será utilizada a metodologia QFD que consiste na conversão das necessidades dos consumidores em características de qualidade do produto ou serviço de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes, através de desdobramentos sucessivos. “Ouvir o cliente” é a questão chave. Transformar os seus desejos (subjetivos) em realizações (objetivos) é o que o QFD se propõe a fazer. Serão utilizadas as ferramentas de questionário, formando a base de dados para  uma análise crítica do sistema de vendas. Essas informações serão tratadas utilizando à técnica QFD. A aplicação da técnica QFD permite o desenvolvimento de um plano de melhoria das qualidades para os pontos críticos do desdobramento das referidas matrizes. Espera-se a melhoria da qualidade dos serviços prestados; aumento da quantidade dos alimentos produzidos, com a melhoria da produtividade; o aumento da qualidade dos alimentos destinados ao consumo humano, e aumento do lucro da empresa. Palavras-chave: Voz do cliente, QFD, qualidade, produtividade, prestação de serviços.

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