APLICAÇÃO DO ENSAIO DE ULTRASSOM PHASED ARRAY EM RODA FERROVIÁRIA

Autores

  • Camila Stephanie Gonçalves FATEC de Pindamonhangaba
  • Thiago José da Silva Rodrigues UNITAU
  • Jorge Luiz Rosa FATEC de Pindamonhangaba
  • Marcelo Bergamini de Carvalho FATEC de Pindamonhangaba
  • Emerson Augusto Raymundo FATEC de Pindamonhangaba
  • José Rubens de Camargo UNITAU / FATEC de Pindamonhangaba

Palavras-chave:

Ultrassom, Ensaios Não Destrutivos, Phased Array, Roda Ferroviária

Resumo

O presente trabalho técnico aborda conceitos e aplicações sobre o ensaio não destrutivo de ultrassom, comparando o método tradicional utilizado nos cabeçotes monocristais, com a técnica Phased Array (P.A.), onde utiliza os transdutores com multielementos. A Inspeção P.A. tem muito em comum com o ultrassom convencional, uma vez que a física da propagação de ondas, reflexão, refração, conversão de modo, e difração permanecem os mesmos. A diferença está no método de gerar e receber as ondas ultrassônicas. Neste trabalho foi realizada aplicação prática de ambos os métodos, para isto foi utilizada uma máquina de ultrassom automático exclusiva para inspeção de rodas ferroviárias. Destacou-se o ensaio de ultrassom P.A., por ser uma técnica mais versátil, além de proporcionar rapidez, economia e confiabilidade nos resultados dos ensaios.

Referências

AAR M-107 - Railway Wheels Manual of Standards and Recommended Practices - Section G. Washington. 2011.

ABATI, G. F. Desenvolvimento de Sistema de Inspeção de Materiais com Uso de Ultrassom. Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. 2016.

ANDREUCCI, R. Ensaio de ultrassom. Editora Abendi Julho - 2016

BRIZZI, D. Ensaios não destrutivos: metrologia e calibração. Monografia - Universidade Julio Mesquita Filho, Botucatu, SP. 2011.

COSTA, A. C. Ensaio por ultrassom com as técnicas convencional A-Scan e Phased Array em juntas soldadas dissimilares de aços carbono e aço inoxidável austenítico. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, MG. 2011.

GONÇALVES, V. V. Investigação do efeito de não uniformidades em compósito de fibra de carbono na velocidade das ondas Lcr com o uso do Phased Array. Universidade de Campinas, Campinas, SP. (2016).

JUNIOR, P. J. Avaliação do Efeito da Microestrutura na Velocidade de Propagação de Ondas Longitudinais Criticamente Refratadas Utilizando Arrays Ultrassônicos. Tese de Doutorado. Universidade de Campinas - Campinas, SP. 2015.

OLYMPUS. Phased Array Testing - Basic Theory for Industrial Applications. Waltham: Olympus NDT. 2010.

THE ULTRAN GROUP, Non-Contact Ultrasound, Composites Analysis. Disponível em: http://www.ultrangroup.com. Acesso em 14/08/ 2017.

Downloads

Publicado

2023-08-09

Edição

Seção

Artigos