ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DE UM ERP DE PRIMEIRA GERAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO MOVELEIRO
UM ESTUDO DE CASO EM UM COMÉRCIO ATACADISTA
Palavras-chave:
Tecnologia da Informação e Comunicação, ERP, Cadeia de Suprimentos e CompetitividadeResumo
Com a globalização, o acesso rápido e preciso à informação se tornou um fator importante no ganho de competitividade. Este artigo tem o objetivo de apresentar a análise de impacto causado durante a implantação de um ERP de Primeira Geração em uma empresa do segmento moveleiro. Pesquisou-se na literatura a utilização da ferramenta, os pontos positivos e negativos da organização, com foco no ganho de competitividade, a evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação, desde MRP, MRP II até as gerações do ERP e o APS. A pesquisa é de natureza aplicada e abordagem qualitativa com objetivos exploratórios e descritivos e aplicação de um estudo de caso a partir de entrevistas com funcionários da empresa, diretamente ou indiretamente relacionados com a implantação. Os dados coletados possibilitaram estimar a porcentagem da implantação do ERP na empresa e qual é o grau de utilização por cada funcionário entrevistado e, também, foram aplicados na análise SWOT, possibilitando a visão dos impactos sobre quais aspectos positivos e negativos contribuíram para o ganho de competitividade. Concluiu-se que a implantação do ERP traz benefícios significativos como o aumento de competitividade, redução de erros, informação disponível para os elos da cadeia de suprimentos.
Referências
CARVALHO, M.M; LAURINDO, F.J. B - Outsourcing e geração de valor na indústria de computadores pessoais (PCs): Estudos de múltiplos casos Departamento de Engenharia e Produção da Escola Politécnica USP G&P Gestão e Produção Vol.10, n.3, p.336-377 Dez. 2003.
CARVALHO, M.M, LAURINDO, F.J.B., PESSÔA, M.S.P., SHIMIZU.T., Selecionando uma Aplicação de Tecnologia da Informação com Enfoque na Eficácia: Um estudo de caso de um sistema para PCP, G&P Gestão e Produção Vol.9 n.3 p 377-396 Dez. 2002.
FAVARETTO, F.; VIEIRA, G.E. Estudo descritivo da qualidade de informação no planejamento da produção. Revista Gestão Industrial Vol. 03, n. 02: p. 17-27, 2007.
GAZOLLA, E. C. S. Esforço de Coordenação entre Fabricantes de Produtos Alimentícios Atacadistas e o Grande Varejo no Brasil. 2002. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
LAURINDO, F.J. B; MESQUITA. Material Requirements Planning : 25 Anos de História uma Revisão do Passado e Prospecção do Futuro, Gestão & Produção, Vol..7, n.3, p.320-337, Dez. 2000.
MEDEIROS JR, A. Sistemas Integrados de Gestão: Proposta para um procedimento de decisão multicréditos para avaliação estratégica. 2007. 140f. Dissertação (Mestrado em Administração ) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo 2007.
MIRANDA, P.B. e PEREIRA, E.R. V; Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos utilizando um ERP de terceira geração. In. IV Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 2013, Jau. Anais... Jau, 2013. 9 f.
NETO, E. R., ANÁLISE SWOT – Planejamento Estratégico para Análise de Implantação e Formação de Equipe de Manutenção em uma Empresa de Segmento Industrial 2011, 41f. Dissertação (MBA Gestão Estratégica das Manutenção, Produção e Negócios) Faculdade Pitágoras, São João Del Rei, 2011.
PADILHA, T.C.C; MARINS, F.A.S Sistemas ERP : Características Custos e Tendências Revista Produção, Vol. 15, n. 01, p. 102-113, Jan./Abr. 2005
RODRIGUES, W. L. H. e SANTIN, N. J. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.Revista Integração, Ano X, nº37, 97-102, 2004
SANTOS, R. F., Proposta de um modelo de gestão integrada da Cadeia de suprimentos: aplicação no segmento de eletrodomésticos. 2010. 202f. Tese de Doutorado – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.