Projeto de inclusão digital para a comunidade de Ouro Branco
Autores
Renata Maria Abrantes Baracho
Universidade Federal de São João Del Rei
Marcelo Franco Porto
Universidade Federal de São João Del Rei
Cássia Regina Santos Nunes
Universidade Federal de São João Del Rei
Marcello Martins Soares
Universidade Federal de São João Del Rei
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento e os resultados do “Projeto de Inclusão Digital” desenvolvido no Campus Alto Paraopeba da UFSJ. O projeto iniciou em 2008 e conta com parceria das prefeituras de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. O “Projeto de Inclusão Digital” tem como objetivo geral a inclusão digital da comunidade da região do Alto Paraopeba, através do ensino de tecnologias de informação, a fim de promover a capacitação profissional e desenvolvimento pessoal dos participantes. O projeto leva em consideração as necessidades e expectativas da comunidade que são mapeadas através de questionários aplicados aos participantes. A seleção dos participantes é realizada pela equipe do “Projeto de Inclusão Digital” em conjunto com a Secretaria de Educação dos municípios envolvidos, através da identificação das necessidades locais. A equipe do “Projeto de Inclusão Digital” desenvolveu material didático próprio, aulas interativas com recursos multimídia e apostila. As atividades incluem participação em aulas expositivas, desenvolvimento e apresentação de trabalho prático. Os objetivos específicos desta pesquisa incluem: avaliar o desempenho dos participantes do “Projeto de Inclusão Digital” em relação ao nível de inclusão digital obtida; analisar o perfil dos participantes em relação ao nível de escolaridade e o conhecimento sobre utilização de recursos computacionais; fazer uma análise do desempenho quanto à utilização de recursos computacionais, antes, durante e depois da participação no projeto. Como forma de avaliação, foram aplicados três questionários em diferentes momentos, visando obter o nível de conhecimento dos participantes, suas expectativas perante o curso, avaliar o desenvolvimento das atividades e o aprendizado. Através desta pesquisa, pode-se concluir que o nível de escolaridade não representa um fator determinante na definição dos participantes. A heterogeneidade incluindo participantes de ensino fundamental e ensino superior, em um mesmo grupo, apresenta aspectos positivos para o desenvolvimento da turma. A maioria dos participantes tem com principal objetivo aumentar o aprendizado das tecnologias enquanto outros priorizam a aplicação no emprego ou trabalho. Os resultados comprovam a eficácia do projeto através dos seguintes dados: 100% dos participantes foram capazes de realizar tarefas básicas no computador com êxito, 90% foram capazes de realizar tarefas mais complexas e 73% desenvolveram tarefas mais elaboradas com planilhas.