Projeto de inclusão digital para a comunidade de Ouro Branco

Autores/as

  • Renata Maria Abrantes Baracho Universidade Federal de São João Del Rei
  • Marcelo Franco Porto Universidade Federal de São João Del Rei
  • Cássia Regina Santos Nunes Universidade Federal de São João Del Rei
  • Marcello Martins Soares Universidade Federal de São João Del Rei

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento e os resultados do “Projeto de Inclusão Digital” desenvolvido no Campus Alto Paraopeba da UFSJ. O projeto iniciou em 2008 e conta com parceria das prefeituras de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. O “Projeto de Inclusão Digital” tem como objetivo geral a inclusão digital da comunidade da região do Alto Paraopeba, através do ensino de tecnologias de informação, a fim de promover a capacitação profissional e desenvolvimento pessoal dos participantes. O projeto leva em consideração as necessidades e expectativas da comunidade que são mapeadas através de questionários aplicados aos participantes. A seleção dos participantes é realizada pela equipe do “Projeto de Inclusão Digital” em conjunto com a Secretaria de Educação dos municípios envolvidos, através da identificação das necessidades locais. A equipe do “Projeto de Inclusão Digital” desenvolveu material didático próprio, aulas interativas com recursos multimídia e apostila. As atividades incluem participação em aulas expositivas, desenvolvimento e apresentação de trabalho prático. Os objetivos específicos desta pesquisa incluem: avaliar o desempenho dos participantes do “Projeto de Inclusão Digital” em relação ao nível de inclusão digital obtida; analisar o perfil dos participantes em relação ao nível de escolaridade e o conhecimento sobre utilização de recursos computacionais; fazer uma análise do desempenho quanto à utilização de recursos computacionais, antes, durante e depois da participação no projeto. Como forma de avaliação, foram aplicados três questionários em diferentes momentos, visando obter o nível de conhecimento dos participantes, suas expectativas perante o curso, avaliar o desenvolvimento das atividades e o aprendizado. Através desta pesquisa, pode-se concluir que o nível de escolaridade não representa um fator determinante na definição dos participantes. A heterogeneidade incluindo participantes de ensino fundamental e ensino superior, em um mesmo grupo, apresenta aspectos positivos para o desenvolvimento da turma. A maioria dos participantes tem com principal objetivo aumentar o aprendizado das tecnologias enquanto outros priorizam a aplicação no emprego ou trabalho. Os resultados comprovam a eficácia do projeto através dos seguintes dados: 100% dos participantes foram capazes de realizar tarefas básicas no computador com êxito, 90% foram capazes de realizar tarefas mais complexas e 73% desenvolveram tarefas mais elaboradas com planilhas.

Publicado

2010-05-03

Número

Sección

Artigos