A TEORIA FUNDAMENTADA COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Cândida MARTINS PINTO Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Teoria fundamentada, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Interação.

Resumo

Este artigo busca trazer uma reconstrução teórica acerca da Teoria Fundamentada (GLASER, STRAUSS, 1967) e apresentar uma discussão sobre suas vantagens, bem como uma análise crítica sobre sua utilização como método de pesquisa. A fim de ilustrar os preceitos da teoria, um estudo de caso sobre ambientes virtuais de aprendizado será apresentado, de maneira exploratória e indutiva, além de abordar a possibilidade da utilização da Teoria em outras esferas da educação. A análise do estudo de caso indicou que o sucesso do aprendizado em contexto de educação a distância depende muito do estudante, pois novas práticas sociais se configuram, já que não mais é o professor que conduz a aula (como acontece frequentemente no ensino presencial), mas sim o próprio estudante. Em relação à utilização da Teoria Fundamentada como método de pesquisa,  acredita-se que muito pode contribuir com as pesquisas em educação a distância, visto que nessa metodologia o pesquisador é forçado a questionar e rever criticamente as próprias intervenções durante a pesquisa, possibilitando desenvolver uma teoria de grande densidade conceitual.

Biografia do Autor

Cândida MARTINS PINTO, Universidade Católica de Pelotas

Cândida Martins Pinto

Possui graduação em Letras Inglês/Português e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma instituição (2008). Em 2008, também se especializou em Metodologias de Ensino de Línguas pela Universidade Franciscana de Santa Maria. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul e Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. Seu foco de interesse está voltado para estudos sobre letramentos, gêneros, leitura e produção textual. 

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Publicado

2013-08-26

Edição

Seção

Artigos