A TEORIA FUNDAMENTADA COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Palabras clave:
Teoria fundamentada, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Interação.Resumen
Este artigo busca trazer uma reconstrução teórica acerca da Teoria Fundamentada (GLASER, STRAUSS, 1967) e apresentar uma discussão sobre suas vantagens, bem como uma análise crítica sobre sua utilização como método de pesquisa. A fim de ilustrar os preceitos da teoria, um estudo de caso sobre ambientes virtuais de aprendizado será apresentado, de maneira exploratória e indutiva, além de abordar a possibilidade da utilização da Teoria em outras esferas da educação. A análise do estudo de caso indicou que o sucesso do aprendizado em contexto de educação a distância depende muito do estudante, pois novas práticas sociais se configuram, já que não mais é o professor que conduz a aula (como acontece frequentemente no ensino presencial), mas sim o próprio estudante. Em relação à utilização da Teoria Fundamentada como método de pesquisa, acredita-se que muito pode contribuir com as pesquisas em educação a distância, visto que nessa metodologia o pesquisador é forçado a questionar e rever criticamente as próprias intervenções durante a pesquisa, possibilitando desenvolver uma teoria de grande densidade conceitual.