ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DAS CENAS DE ENUNCIAÇÃO: O CASO DO GÊNERO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Ricardo CELESTINO PUCSP
  • Márcio Rogério Oliveira CANO PUCSP
  • Ramon Silva CHAVES PUCSP

Palavras-chave:

Linguagem, Cenas da Enunciação, Discurso Publicitário, Educação, Transdisciplinaridade

Resumo

Notamos que, na atualidade, vivenciamos uma tendência de mudança nas formas epistêmicas de condução das pesquisas linguísticas e no ensino da leitura e da produção textual, que implicam na valorização do pensamento transdisciplinar. O rumo dessas pesquisas é conduzido por estudos que mostram, cada vez mais, a necessidade de comunicação da linguística com diversas outras áreas de conhecimento, legitimando novos parâmetros nos estudos da linguagem. Não podemos negar que isso seja a tendência de uma sociedade globalizada e, ainda, das grandes possibilidades tecnológicas que facilitam o acesso à informação e as várias formas de interagir com o mundo. Ainda, estamos certos de que esta é uma realidade que não se resume apenas aos estudos de linguagem, mas a outras áreas do conhecimento humano, o que temos observado em inúmeras reflexões principiadas por Kuhn (1992), ao que se refere a interdisciplinaridade, e por Nicolescu (2008), ao trazer as reflexões que partem da noção de transdisciplinaridade. Diante disso, apresentamos, como alternativa para a prática docente, uma proposta de estudo da linguagem que contemple o desenvolvimento da competência leitora crítica, por meio de uma leitura transdisciplinar dos alunos, de forma a desenvolver reflexões que comuniquem os múltiplos efeitos de sentido que possui um gênero do discurso. É importante deixarmos claro, já no início deste artigo, que não temos a pretensão de normatizar um conjunto de procedimentos que venham a garantir a exatidão de um processo interpretativo de gênero ao aluno. Nosso interesse é propor alguns aspectos metodológicos que possibilitem as várias leituras possíveis que os sujeitos leitores constroem. Isso seria o ponto de partida para o seu desenvolvimento, que possibilitaria uma criticidade maior em relação aos objetos linguísticos que veiculam nas diversas práticas sociais.

Biografia do Autor

Ricardo CELESTINO, PUCSP

Mestrando e especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP, desenvolve pesquisa sobre Ensino de Língua Portuguesa, Leitura e produção de textos nas diversas áreas do conhecimento e Análise do Discurso

Márcio Rogério Oliveira CANO, PUCSP

Doutor e mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP, desenvolve pesquisa sobre Ensino de Língua Portuguesa, Leitura e produção de textos nas diversas áreas do conhecimento e Análise do discurso. Tem vasta experiência no ensino, atuou desde o ciclo II do ensino fundamental até à universidade em cursos de Letras, Pedagogia e Comunicação Social, além de cursos de formação de professores nas redes públicas e particulares. Atualmente, tem trabalhado com os temas de Leitura e Produção textual em uma perspectiva transdisciplinar, ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso. 

Ramon Silva CHAVES, PUCSP

Mestrando em Língua Portuguesa pela Pontifícia universidade Católica de São Paulo, com projeto na área de Análise de Discurso de linha francesa, e pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Letras pela Universidade Paulista (2009).

Downloads

Publicado

2013-08-26

Edição

Seção

Artigos