ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DAS CENAS DE ENUNCIAÇÃO: O CASO DO GÊNERO PUBLICITÁRIO
Palabras clave:
Linguagem, Cenas da Enunciação, Discurso Publicitário, Educação, TransdisciplinaridadeResumen
Notamos que, na atualidade, vivenciamos uma tendência de mudança nas formas epistêmicas de condução das pesquisas linguísticas e no ensino da leitura e da produção textual, que implicam na valorização do pensamento transdisciplinar. O rumo dessas pesquisas é conduzido por estudos que mostram, cada vez mais, a necessidade de comunicação da linguística com diversas outras áreas de conhecimento, legitimando novos parâmetros nos estudos da linguagem. Não podemos negar que isso seja a tendência de uma sociedade globalizada e, ainda, das grandes possibilidades tecnológicas que facilitam o acesso à informação e as várias formas de interagir com o mundo. Ainda, estamos certos de que esta é uma realidade que não se resume apenas aos estudos de linguagem, mas a outras áreas do conhecimento humano, o que temos observado em inúmeras reflexões principiadas por Kuhn (1992), ao que se refere a interdisciplinaridade, e por Nicolescu (2008), ao trazer as reflexões que partem da noção de transdisciplinaridade. Diante disso, apresentamos, como alternativa para a prática docente, uma proposta de estudo da linguagem que contemple o desenvolvimento da competência leitora crítica, por meio de uma leitura transdisciplinar dos alunos, de forma a desenvolver reflexões que comuniquem os múltiplos efeitos de sentido que possui um gênero do discurso. É importante deixarmos claro, já no início deste artigo, que não temos a pretensão de normatizar um conjunto de procedimentos que venham a garantir a exatidão de um processo interpretativo de gênero ao aluno. Nosso interesse é propor alguns aspectos metodológicos que possibilitem as várias leituras possíveis que os sujeitos leitores constroem. Isso seria o ponto de partida para o seu desenvolvimento, que possibilitaria uma criticidade maior em relação aos objetos linguísticos que veiculam nas diversas práticas sociais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2013-08-26
Cómo citar
CELESTINO, R., CANO, M. R. O., & CHAVES, R. S. (2013). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DAS CENAS DE ENUNCIAÇÃO: O CASO DO GÊNERO PUBLICITÁRIO. Caminos En Lingüística Aplicada, 7(2), 62–77. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1605
Número
Sección
Artigos