MARCADORES DISCURSIVOS EM NARRATIVAS DE ALUNOS DO 6º ANO: UMA ABORDAGEM TEXTUAL-DISCURSIVA

Autores

  • Carlos Eduardo Ferreira da CRUZ Universidade Estadual do Ceará
  • Érika Rodrigues Moraes MACHADO Prefeitura Municipal de Fortaleza

Palavras-chave:

Linguagem, Ensino de Línguas, Formação de Professor

Resumo

Este artigo traz uma breve análise da presença de marcas de oralidade em textos de alunos do 6º ano de uma escola pública. Objetivamos com essa pesquisa realizar o levantamento dos marcadores discursivos (MDs) da fala que mais aparecem em textos escritos de alunos de 6º ano e observar que tipo de relação semântico-discursiva esses MDs estabelecem no período, para que possamos assim descrever como esses articuladores se comportam na construção do discurso. O corpus analisado é composto por doze redações que trazem o gênero da ordem do narrar, a escolha dessa sequência textual justifica-se porque nela é mais provável encontrar marcas de oralidade. Constatamos em nossa análise que os MDs mais comuns na fala possuem função retórica importante no texto escrito. Dentre os marcadores analisados, os mais recorrentes foram os “mas” e “aí”. Verificou-se, ainda, que um mesmo marcador pode, em contextos diferentes, possuir diferentes funções semânticas.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferreira da CRUZ, Universidade Estadual do Ceará

Mestre e doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Érika Rodrigues Moraes MACHADO, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede pública municipal de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2014-12-02

Edição

Seção

Artigos