O MICROCONTO E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Glayse Ferreira da SILVA Universidade de Taubaté - UNITAU

Palavras-chave:

Microconto, Leitura, Compreensão Textual

Resumo

Este artigo teve como objetivo buscar uma definição para o novo gênero discursivo microconto e apontá-lo como proposta pedagógica para o ensino de língua materna. Para isso, foi extraído um microconto publicado no Twitter e analisado textual e discursivamente, segundo os pressupostos teóricos da Análise do Discurso. Buscou-se, assim, identificar os elementos da narração que permitem caracterizar o microconto como gênero literário, bem como reconhecer os efeitos de sentido presente na micronarrativa. A análise textual do corpus revelou que a microliteratura reúne os elementos principais da narratividade, evidenciando ser um gênero discursivo literário derivado do conto. Já a análise discursiva demonstrou que os efeitos de sentido de um microconto não estão apenas na sua materialidade textual, mas também na sua relação com a exterioridade. Concluiu-se que as práticas microcontistas que ocorrem no Twitter podem apoiar as aulas de língua materna, com aplicação no ensino de leitura e compreensão textual, ao se considerar o contexto sócio-histórico e ideológico de produção e os conhecimentos prévios dos alunos.

Biografia do Autor

Glayse Ferreira da SILVA, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté.

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Publicado

2014-12-02

Edição

Seção

Artigos