O GÊNERO CARTA DO LEITOR EM SALA DE AULA: CONTRASTE ENTRE USO REAL E USO ESCOLAR

Autores

  • Roberta Rocha RIBEIRO Universidade de Brasília
  • Dioney Moreira GOMES Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Linguagem, Gêneros Discursivos

Resumo

Este artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin, a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de O Popular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar.

Biografia do Autor

Roberta Rocha RIBEIRO, Universidade de Brasília

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). 

Dioney Moreira GOMES, Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2015-02-20

Edição

Seção

Artigos