O GÊNERO CARTA DO LEITOR EM SALA DE AULA: CONTRASTE ENTRE USO REAL E USO ESCOLAR

Authors

  • Roberta Rocha RIBEIRO Universidade de Brasília
  • Dioney Moreira GOMES Universidade de Brasília

Keywords:

Linguagem, Gêneros Discursivos

Abstract

Este artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin, a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de O Popular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar.

Author Biographies

Roberta Rocha RIBEIRO, Universidade de Brasília

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). 

Dioney Moreira GOMES, Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB).

Published

2015-02-20

Issue

Section

Artigos