PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO NO ENSINO MÉDIO: COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PELA AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO DO ENEM EM (DES)USO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Sílvio Ribeiro da SILVA Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí
  • Taynan Lima CARVALHO Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí

Palavras-chave:

Produção de texto escrito. Livro didático de Português. ENEM.

Resumo

Neste texto, apresentamos dados referentes a um estudo sobre o eixo de ensino produção de texto escrito apresentado ao aluno pelo livro didático de Português (LDP) ‘Português Projetos’, adotado pelas escolas que obtiveram o pior desempenho na prova de redação do ENEM nos anos de 2010, 2011 e 2012. As questões motivadoras do estudo foram: (i) O baixo desempenho dos alunos das três escolas estaduais com menor pontuação na prova de Redação do ENEM entre 2010 e 2012 está associado à concepção de produção escrita adotada pelo LDP, que desconsidera as competências expressas na matriz de referência para Redação?; (ii) Que concepção de linguagem e de texto escrito se sobressai nas atividades de produção de texto do LDP? Os resultados mostram que, no livro analisado, inexiste mobilização das competências mensuradas pela avaliação de Redação do ENEM, o que pode favorecer um mau resultado dos alunos usuários do material.

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos