LETRAMENTO E LETRAMENTOS: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS SOCIAIS LETRADAS EM CONTEXTOS HOSPITALARES A LUZ DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO

Autores

  • Francisco Renato LIMA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Letramento. Letramentos. Novos Estudos do Letramento. Práticas sociais letradas. Contextos hospitalares.

Resumo

Nessa discussão, ganha espaço os Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984/1995/2003/2012/2014), os quais buscam compreender os aspectos ideológicos e socioculturais da escrita na sociedade considerando os letramentos presentes nas múltiplas formas de interação entre sujeitos e escrita nos espaços discursivos. Definiu-se para este estudo o objetivo de analisar práticas sociais letradas em contextos hospitalares, a partir da interação médico e paciente, a luz dos Novos Estudos do Letramento, buscando perceber a importância da compreensão leitora no evento de letramento consulta médica. Do ponto de vista metodológico, constitui-se de uma pesquisa bibliográfica, subsidiada pelo diálogo teórico entre Magalhães (2012), Marcuschi (2010), Soares (2010), Tfouni (1988/2010), entre outros; e pesquisa de campo, realizada em uma unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Dirceu Arcoverde, região sudeste de Teresina (PI), no segundo semestre do ano de 2014, o que constitui um corpus de 4 entrevistas: 3 com pacientes (P1, P2, P3) na fila de espera para o atendimento e 1 com a médica que os atenderia. A análise dos dados permitiu compreender a soberania da escrita e o poder do alfabetizado (a médica, que detém o letramento da letra (modelo autônomo, STREET, 1984)) sobre o analfabeto (os pacientes, que embora, muitas vezes não tenha o domínio do código alfabético, têm relevantes conhecimentos de mundo (modelo ideológico, STREET, 1984)). Assim, esses sujeitos se se constroem no mundo, a partir da forma como enunciam e assumem lugares sociais na escala hierárquica das representações socioculturais, a partir de seus níveis de letramento.

Biografia do Autor

Francisco Renato LIMA, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Pedagogia (FSA). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem (UFPI). Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. É membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Linguística Textual; Leitura e Escrita; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Dificuldades de Aprendizagem; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. 

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Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos