O GÊNERO SEMINÁRIO ACADÊMICO: INSTÂNCIAS CONSTITUTIVAS E MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Autores

  • Rodrigo ACOSTA-PEREIRA UFSC
  • Amanda Maria de OLIVEIRA UFSC
  • Luan KOROLL UFSC

Palavras-chave:

Gênero seminário acadêmico. Regularidades estilístico-composicionais. Situação de interação. Círculo de Bakhtin

Resumo

Diferentes abordagens teórico-metodológicas têm buscado compreender a constituição e o funcionamento dos gêneros do discurso/textuais. No trabalho em tela, objetivamos delinear uma discussão teórico-metodológica acerca do gênero do discurso seminário da esfera acadêmica/universitária sob uma perspectiva dialógica. Para tanto, revisitamos os estudos do Círculo de Bakhtin em torno das instâncias constitutivas dos gêneros do discurso e discussões em Linguística Aplicada acerca da mediação didático-pedagógica a partir de uma visão enunciativo-discursiva de linguagem. A discussão caracteriza-se essencialmente teórica e, a nosso ver, colabora para as discussões/inquietações atuais, no campo da Linguística Aplicada, sobre a constituição e o funcionamento dos gêneros na esfera acadêmica.

Biografia do Autor

Rodrigo ACOSTA-PEREIRA, UFSC

Professor de Linguística Aplicada na UFSC. Doutor em Linguística Aplicada pela UFSC.

Amanda Maria de OLIVEIRA, UFSC

Graduada em Letras (UFRN) Mestranda em Linguística (UFSC), bolsista CNPq.

Luan KOROLL, UFSC

Graduando em Letras (UFSC). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

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Publicado

2016-08-30

Edição

Seção

Artigos