A RETEXTUALIZAÇÃO ENQUANTO PROCESSO DE ESCRITURA E APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS

Autores

  • Dennys DIKSON Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Retextualização. Produção textual. Relação escrita-escrita. Leitura-escrita.

Resumo

O presente trabalho apresenta e discute o conceito de retextualização (MARCUSCHI, 2004), levando em consideração análises de produções textuais de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Saloá – PE. Trazemos as relações que são estabelecidas entre escrita-oralidade, oralidade-escrita, escrita-escrita, as noções de retextualização, e quais os aspectos envolvidos nesse processo escrito-escrito ou falado-escrito (KOCH, 2000; MARCUSCHI 2001, 2004; NEVES, 2010; DELL’ISOLA, 2007; VERCEZE e NOGUEIRA, 2005). O nosso foco recai sobre o escrito-escrito, com a intenção de apresentar e refletir sobre as estratégias e operações que ocorrem nos textos dos alunos quando retextualizam em sala de aula, e em que esse movimento de (re)escritura de textos no ambiente pedagógico pode auxiliar na apropriação escrita de diversos gêneros textuais e sua utilidade enquanto recurso pedagógico. 

Biografia do Autor

Dennys DIKSON, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG).

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Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos