O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO EM FORMATO DIGITAL

Autores

  • Barbra SABOTA UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Ariovaldo Lopes PEREIRA UEG - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

TDIC. Material Didático. Ensino-Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão acerca do uso de materiais didáticos digitais e sua importância numa época em que o acesso a conteúdos e conhecimentos por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tornam-se cada vez mais presentes no contexto social e, consequentemente, no âmbito da educação formal. Partindo de concepções e considerações de cunho teórico sobre o tema tratado, o estudo tem como principal público alvo professores e outros profissionais que atuam como mediadores e facilitadores no processo de ensino e aprendizagem por meio do uso de materiais e ferramentas digitais disponíveis. O objetivo final do trabalho é chegar a um instrumento que auxilie na tarefa de selecionar e avaliar esses materiais, tendo em vista a necessidade de se conhecer seus princípios e fundamentos e as possibilidades que eles oferecem a aprendizes e professores. Assim, é apresentado um quadro com diversos critérios a serem adotados na no processo de escolha, análise e avaliação de materiais de ensino diversos que fazem uso de TDIC em sua concepção e sua eficácia em vista dos propósitos a que se destinam.

Biografia do Autor

Barbra SABOTA, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Letras e Linguística pela UFG. Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UnB. Pesquisadora ProBIP UEG. Professora da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis, no curso de Letras e no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. Vice-líder do grupo de pesquisa ELEL cadastrado no CNPq

Ariovaldo Lopes PEREIRA, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Professor da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis, no curso de Letras e no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. Professor Titular do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Líder do grupo de pesquisa ELEL cadastrado no CNPq.

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Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos