O LUGAR DOS GÊNEROS DISCURSIVOS EM PROJETOS DE LETRAMENTO

Autores

  • Lucila Carvalho Leite BRANDÃO UFRN
  • Glícia Azevedo TINOCO UFRN

Palavras-chave:

Projeto de letramento, Gênero discursivo, Ensino-aprendizagem de escrita.

Resumo

A linguagem escrita é imprescindível nos processos de socialização. Por isso, muito se tem discutido sobre a importância de ressignificar o processo de ensino-aprendizagem de escrita com vistas a fornecer subsídios para que estudantes saibam agir diante de múltiplas demandas da sociedade grafocêntrica. Nessa perspectiva, o objetivo principal deste artigo é investigar como os gêneros discursivos são posicionados em projetos de letramento. Em função disso, dois objetivos específicos subsidiam esta investigação: descrever ações desenvolvidas em projetos de letramento para a produção de gêneros escritos e analisar o lugar que esses gêneros ocupam nesses projetos. Ancorando-se em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e interpretativista, este artigo fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2002 [1929]; BAKHTIN, 2011[1979]), nos estudos de letramento (KLEIMAN, 2000, 2007, 2010, 2012), na pedagogia crítica (FREIRE, 2011 [1970], 2014 [1990]) e na teoria de gêneros baseada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006; MILLER, 2012). Quanto aos dados analisados, foram gerados a partir de duas Teses de Doutorado (TINOCO, 2008; SANTOS, 2012), cujo objeto são projetos que visam à natureza social de práticas letradas. A análise dos dados evidencia que, nos projetos de letramento, há um reposicionamento dos gêneros discursivos, concebidos como elementos catalisadores de práticas reais, decorrentes de um contexto específico e tencionados por objetivos específicos. Assim, o lugar que os gêneros discursivos ocupam remete ao lugar da própria ação social, viabilizando a funcionalidade e a autenticidade da escrita, o potencial agentivo dos alunos e dos professores e a apreensão conjunta de saberes e fazeres.

Biografia do Autor

Lucila Carvalho Leite BRANDÃO, UFRN

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bolsista pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – CAPES e colaboradora do projeto “Linguagem e Desenvolvimento Sustentável: integrando ciências, língua portuguesa e matemática”, vinculado a CAPES – Observatório da Educação. OBEDUC 21053/ 2012 - UFRN – CONTAR. PPGED/PPGEL/PPGECNM.

Glícia Azevedo TINOCO, UFRN

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP), professora adjunta da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), mais especificamente na área de Linguística Aplicada, e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Seus interesses de pesquisa vinculam-se, principalmente,aos seguintes temas: letramento, formação de professores, ensino-aprendizagem de língua materna.

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Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos