PROFESSOR - DE FORMA(TA)DOR A CUIDADOR: A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DE SI E DO OUTRO

Autores

  • Luciana Aparecida Silva de AZEREDO Faculdade de Pindamonhangaba
  • Carlos Roberto da SILVEIRA
  • Márcia Aparecida Amador MASCIA

Palavras-chave:

Cuidado de si, Saber socrático, Docência.

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do cuidado de si no campo pedagógico. Serão relatados momentos e situações vividos pela pesquisadora e por dois professores no que tange ao cuidado de si e ao dos outros, como a prática de Ioga e meditação. Como base teórica de tal reflexão, encontram-se o saber socrático e o cuidado de si foucaultiano. Os resultados da análise empreendida no corpus apontam para o fato de que assumir o não saber e realizar práticas de si são essenciais no campo educacional e que facilitam a interação professor-aluno.

Biografia do Autor

Luciana Aparecida Silva de AZEREDO, Faculdade de Pindamonhangaba

Possui licenciatura em Letras Português/  Inglês e respectivas literaturas (2008) e Mestrado em Linguística Aplicada (2012) pela Universidade de Taubaté. Atualmente, é bolsista CAPES, regularmente matriculada no Doutorado em Educação da Universidade São Francisco. Tem experiência de 23 anos na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e materna. No momento, leciona nos cursos de graduação da Fundação Universitária Vida Cristã e da FATEC de Pindamonhangaba;  no  curso especialização em língua inglesa da Universidade de Taubaté. Na Graduação e no Mestrado, realizou pesquisas sobre exames de proficiência em línguas estrangeiras, em especial sobre o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desde 2013, realiza pesquisas sobre o Ensino Superior e suas especificidades e também sobre o cuidado de si foucaultiano e o saber socrático. Já foi aluna especial de Pós­  graduação na Universidade de Campinas, nas disciplinas ";;;;;;;Avaliação e Ensino de Línguas";;;;;;; (2009) e ";;;;;;;Filosofia e Teoria de Currículo da Educação Superior";;;;;;; (2014) e é membro do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GIEPES) da mesma universidade. É também membro dos grupos de pesquisas: Subjetividades e identificações: efeitos de (d)enunciação na Universidade de Taubaté e Estudos foucaultianos e Educação (GPEFE), da Universidade São Francisco. 

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Publicado

2016-10-18

Edição

Seção

Artigos