O GÊNERO RESENHA EM SALA DE AULA

Adriane Teresinha SARTORI, Cynthia Iuryath REZENDE

Resumo


Resumo: Este artigo visa apresentar uma síntese de um trabalho realizado com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Belo Horizonte, objetivando ensiná-los a ler (compreender/interpretar) e a escrever resenha, um gênero discursivo multifacetado, que atravessa várias esferas da atividade humana. Embasada em abordagem qualitativa, esta pesquisa tem resenhas estudadas em aula e produzidas pelos alunos como instrumentos fundamentais de análise. Os dados gerados revelam a necessidade de oferecer aos estudantes vários exemplares de textos diferenciados de um mesmo gênero, para ajudá-los a compreender a complexidade que envolve esse gênero, bem como a necessidade de o estudante, ao produzir um texto, definir claramente seus propósitos.

Palavras-chave


Gênero discursivo. Resenha. Leitura. Escrita.

Texto completo:

PDF