O GÊNERO RESENHA EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Adriane Teresinha SARTORI Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cynthia Iuryath REZENDE

Palabras clave:

Gênero discursivo. Resenha. Leitura. Escrita.

Resumen

Resumo: Este artigo visa apresentar uma síntese de um trabalho realizado com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Belo Horizonte, objetivando ensiná-los a ler (compreender/interpretar) e a escrever resenha, um gênero discursivo multifacetado, que atravessa várias esferas da atividade humana. Embasada em abordagem qualitativa, esta pesquisa tem resenhas estudadas em aula e produzidas pelos alunos como instrumentos fundamentais de análise. Os dados gerados revelam a necessidade de oferecer aos estudantes vários exemplares de textos diferenciados de um mesmo gênero, para ajudá-los a compreender a complexidade que envolve esse gênero, bem como a necessidade de o estudante, ao produzir um texto, definir claramente seus propósitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2019-03-23

Cómo citar

SARTORI, A. T., & REZENDE, C. I. (2019). O GÊNERO RESENHA EM SALA DE AULA. Caminos En Lingüística Aplicada, 20(1), 191–216. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2625

Número

Sección

Artigos