REFORMAS CURRICULARES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Eliane Soares de LIMA Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)

Palavras-chave:

Reformas curriculares. Ensino. Língua portuguesa. Educação básica.

Resumo

A proposta deste estudo é a de examinar, de um ponto de vista histórico e crítico, as diferentes propostas curriculares para o ensino básico de Língua Portuguesa que foram surgindo ao longo dos anos (Guias Curriculares, 1975; Proposta Curricular, 1987; Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998; Base Nacional Comum Curricular, 2018), estabelecendo um diálogo com estudos já realizados sobre a constituição da disciplina. Para isso, os documentos serão discutidos de forma cronológica, como diferentes momentos da construção curricular para o ensino de Língua Portuguesa, com ênfase para a “novidade” trazida por eles em resposta às demandas colocadas à escola pelo contexto sócio-político e econômico imediato, bem como os consequentes desafios que a partir daí passam a se impor à atividade cotidiana do professor.

Biografia do Autor

Eliane Soares de LIMA, Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)

Pós-Doutoranda do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Bolsista FAPESP (Processo n. 2017/14300-3).

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos