A MODA COMO ESFERA DA ATIVIDADE HUMANA

Autores

  • Josué Jorge CRUZ Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo Acosta PEREIRA Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Língua e Literatura Vernáculas

Palavras-chave:

Bakhtin e o Círculo. Esfera da atividade humana. Estudos Dialógicos do Discurso. Moda.

Resumo

Baseado numa parcela das discussões de Autor X (2017), este artigo tem por objetivo analisar e compreender amplitudes ideológico-axiológicas que configuram a moda como uma esfera da atividade humana, tomando por base as ideias do Círculo de Bakhtin e a compreensão de seus leitores contemporâneos, dentro do que se convencionou chamar de Análise Dialógica do Discurso. Em vista disso e utilizando-se dos entendimentos de pesquisadores da moda, como Lipovetsky, Barthes e Sant'Anna, o estudo explica como a moda se consolida como esfera da atividade humana em intersecção com o jornalismo e a publicidade, sendo orientada por uma ideologia formalizada com base na aparência, no novo e na sedução, a qual modela os recursos léxico-gramaticais e estilístico-composicionais dos textos-enunciados do seu domínio com o intuito de cumprir a função socioideológica de promover o consumo do produto de moda.

 

Biografia do Autor

Josué Jorge CRUZ, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor IFSC, Mestre em Linguística (UFSC), Doutorando em Linguística (UFSC).

Rodrigo Acosta PEREIRA, Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Língua e Literatura Vernáculas

doutor em Linguística, na área de concentração Linguística
Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutor em Linguística Aplicada
pela PUCSP. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Línguas e Literatura
Vernáculas na UFSC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística
(PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)

 

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Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos