A MODA COMO ESFERA DA ATIVIDADE HUMANA
Palabras clave:
Bakhtin e o Círculo. Esfera da atividade humana. Estudos Dialógicos do Discurso. Moda.Resumen
Baseado numa parcela das discussões de Autor X (2017), este artigo tem por objetivo analisar e compreender amplitudes ideológico-axiológicas que configuram a moda como uma esfera da atividade humana, tomando por base as ideias do Círculo de Bakhtin e a compreensão de seus leitores contemporâneos, dentro do que se convencionou chamar de Análise Dialógica do Discurso. Em vista disso e utilizando-se dos entendimentos de pesquisadores da moda, como Lipovetsky, Barthes e Sant'Anna, o estudo explica como a moda se consolida como esfera da atividade humana em intersecção com o jornalismo e a publicidade, sendo orientada por uma ideologia formalizada com base na aparência, no novo e na sedução, a qual modela os recursos léxico-gramaticais e estilístico-composicionais dos textos-enunciados do seu domínio com o intuito de cumprir a função socioideológica de promover o consumo do produto de moda.