A MODA COMO ESFERA DA ATIVIDADE HUMANA

Autores/as

  • Josué Jorge CRUZ Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo Acosta PEREIRA Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Língua e Literatura Vernáculas

Palabras clave:

Bakhtin e o Círculo. Esfera da atividade humana. Estudos Dialógicos do Discurso. Moda.

Resumen

Baseado numa parcela das discussões de Autor X (2017), este artigo tem por objetivo analisar e compreender amplitudes ideológico-axiológicas que configuram a moda como uma esfera da atividade humana, tomando por base as ideias do Círculo de Bakhtin e a compreensão de seus leitores contemporâneos, dentro do que se convencionou chamar de Análise Dialógica do Discurso. Em vista disso e utilizando-se dos entendimentos de pesquisadores da moda, como Lipovetsky, Barthes e Sant'Anna, o estudo explica como a moda se consolida como esfera da atividade humana em intersecção com o jornalismo e a publicidade, sendo orientada por uma ideologia formalizada com base na aparência, no novo e na sedução, a qual modela os recursos léxico-gramaticais e estilístico-composicionais dos textos-enunciados do seu domínio com o intuito de cumprir a função socioideológica de promover o consumo do produto de moda.

 

Biografía del autor/a

Josué Jorge CRUZ, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor IFSC, Mestre em Linguística (UFSC), Doutorando em Linguística (UFSC).

Rodrigo Acosta PEREIRA, Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Língua e Literatura Vernáculas

doutor em Linguística, na área de concentração Linguística
Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutor em Linguística Aplicada
pela PUCSP. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Línguas e Literatura
Vernáculas na UFSC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística
(PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)

 

Publicado

2021-01-26

Número

Sección

Artigos