AS DIMENSÕES ARGUMENTATIVAS NO CONTEXTO DO ARTIGO DE OPINIÃO PRODUZIDO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS

Autores

Resumo

Discutimos como alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino do município de Itaquitinga-PE mobilizam estruturas argumentativas para produzirem seus artigos de opinião (AO) e o que essas produções reverberam nos estudos da linguagem e da educação. O trabalho se inscreve no campo da Linguística Aplicada e apresenta ramificações na área de Educação. Apoiamo-nos na tradição pedagógica de gêneros, de Bronckart (2006); artigo de opinião, de Kaufman e Rodríguez (1995) e na Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014).  É uma pesquisa de abordagem qualitativa (Flick, 2007) e natureza exploratória (Lodico et al., 2006) cujo corpora são dois artigos de opinião. Utilizamos elementos da técnica de análise de conteúdo categorial de Bardin (2006) para definirmos as categorias: contexto, conteúdo temático e plano global do texto. Os resultados apontam que os AO têm fragilidades na estrutura argumentativa e deficiências relacionadas aos aspectos notacionais do AO.

Biografia do Autor

Lenilton Damião SILVA JUNIOR, Universidade de Pernambuco - UPE

Atualmente, é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco - PPGE/UPE. Também é avaliador de projetos de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco - UPE. Atua como professor de Redação e Língua Inglesa na EREM Professor Denival José Rodrigues de Melo - Itaquitinga-PE. É Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco - UPE (2015) e Licenciado em Letras (Português e Inglês e suas respectivas literaturas) pela mesma instituição (2013). Participa do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de Pernambuco (CELLUPE) e, também, do Grupo de Estudos em Educação, Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA), onde atua como pesquisador. Participa, ainda, do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL-UFPE). É parecerista da Revista Cadernos de Linguagem e Sociedade (Qualis A2), da Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística de Texto, Argumentação e Gêneros Textuais/Discursivos.

Débora Amorim Gomes da COSTA-MACIEL, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora do Programa Graduação em Pedagogia e de Pós-Graduação em Educação e PROFLETRAS da Universidade de Pernambuco (UPE). É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA). Trabalha na área de Educação e Linguística, com ênfase em ensino e aprendizagem, com atenção para as discussões realizadas no âmbito da Educação básica, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos