AS DIMENSÕES ARGUMENTATIVAS NO CONTEXTO DO ARTIGO DE OPINIÃO PRODUZIDO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS
Resumen
Discutimos como alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino do município de Itaquitinga-PE mobilizam estruturas argumentativas para produzirem seus artigos de opinião (AO) e o que essas produções reverberam nos estudos da linguagem e da educação. O trabalho se inscreve no campo da Linguística Aplicada e apresenta ramificações na área de Educação. Apoiamo-nos na tradição pedagógica de gêneros, de Bronckart (2006); artigo de opinião, de Kaufman e Rodríguez (1995) e na Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). É uma pesquisa de abordagem qualitativa (Flick, 2007) e natureza exploratória (Lodico et al., 2006) cujo corpora são dois artigos de opinião. Utilizamos elementos da técnica de análise de conteúdo categorial de Bardin (2006) para definirmos as categorias: contexto, conteúdo temático e plano global do texto. Os resultados apontam que os AO têm fragilidades na estrutura argumentativa e deficiências relacionadas aos aspectos notacionais do AO.Descargas
Publicado
2021-01-26
Número
Sección
Artigos