ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA PRÁTICA EM TRANSFORMAÇÃO, UM CAMINHO POSSÍVEL

Autores

  • Natália Sathler SIGILIANO Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Análise linguística, Gêneros textuais, Livros didáticos, Ensino de língua portuguesa.

Resumo

Apresenta-se neste trabalho análise das coleções de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, aprovadas no PNLD 2020, com o intuito de diagnosticar as aproximações que vêm sendo travadas com relação a uma perspectiva de ensino coerente com os pressupostos da análise linguística (cf. GERALDI, 1984, MENDONÇA, 2006, SUASSUNA, 2012) . Para tanto, foram realizadas leitura e análise completa das obras e listados os gêneros e as categorias em que há associação entre o uso de itens tradicionalmente gramaticais e sua relevância nos gêneros e nos tipos textuais. Comparados aos dados obtidos em pesquisa anterior (SIGILIANO & SILVA, 2017), os resultados desta análise apontam para avanços no que tange à exploração dos itens gramaticais nos livros didáticos, com emprego de abordagens mais atreladas às práticas de análise linguística. Além de contribuírem para um diagnóstico do estado da arte no que concerne ao ensino contextualizado de gramática, análises do tipo das desenvolvidas neste artigo têm o potencial de auxiliar o professor de ensino básico na busca de um caminho para a elaboração de atividades didáticas pautadas por uma perspectiva de ensino de questões gramaticais relacionadas aos gêneros textuais.

Biografia do Autor

Natália Sathler SIGILIANO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora e do mestrado profissional em Letras (Profletras). Coordena grupo de pesquisa sobre Análise Linguística na Escola.

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Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos